quarta-feira, 23 de junho de 2010

Entrevista Com Marcelo do Ó


Direto da África do Sul, o repórter Marcelo do Ó, Portal Terra e 105 FM, fala para o Blog do Torva o que está achando da Seleção Brasileira e da cobertura jornalística.
Blog do Torva: O que você está achando da preparação da Seleção Brasileira?
Marcelo do Ó: Exceto aos últimos jogos-treino com um time amador de crianças aqui em Johanesburgo, tudo perfeito. Não há o que falar da comissão técnica da Seleção, embora a gente veja nos treinos que o Jorginho tem uma posição de mais protagonista do que o próprio Dunga.
Blog do Torva: Como assim protagonista?
Marcelo do Ó: É o Jorginho quem dá os treinamentos.

Blog do Torva: O que você acha do Dunga?
Marcelo do Ó: Como pessoa, um cara amargurado, que tem como principio de vida a luta contra um alter-ego chamado imprensa. Por isso dá patadas até sem ser perguntado. É alguém que jamais seria meu amigo. Para falar mais do que isso, eu deveria conhecê-lo melhor. Como isso nunca irá acontecer, paro por aqui...

Blog do Torva: Como está sendo o convívio com os outros jornalistas?
Marcelo do Ó: A melhor coisa dessa cobertura é conhecer pessoas que eu jamais pensei que fosse ter contato. Galvão Bueno, Luciano do Valle, Roberto Thomé, Mauro Naves, Antero Greco, José Trajano, José Maria de Aquino e tantos outros. Está sendo muito legal.
Blog do Torva: E o convívio com os jornalistas internacionais?
Marcelo do Ó: Bom, todos admiram muito o Brasil. Eu aqui já conversei com jornalista de Honduras, México, Costa Rica, Espanha, Inglaterra, até da Al Jazeera. Todos me pareceram bacanas, até mesmo os italianos, que são um pouco nariz em pé. Todo mundo me tratou super bem.

Blog do Torva: Existe muito jornalista puxa saco?
Marcelo do Ó: Existe. Infelizmente a gente vê nas coletivas da Seleção pessoas que, para manter o seu lugar na festa, ou seja, aqui, tratam a CBF, os jogadores e técnico com absoluta falta de isenção, fazendo perguntas bobas e até melosas demais.

Blog do Torva: E pessoas que se odeiam, também tem aí na África do Sul?
Marcelo do Ó: Tem sim. A gente nota no dia-a-dia pessoas que não se cumprimentam e tal... faz parte. Entre a comissão técnica do Brasil há pessoas que não morrem de amores pelo Dunga. Isso é informação.
Blog do Torva: Quem você gostaria de entrevistar com exclusividade? Por quê?
Marcelo do Ó: Olha, eu tive a honra de abrir a entrevista coletiva do Zidane na última segunda-feira. Foi o melhor momento da minha carreira, porque tinha gente do mundo todo lá e eu fiz a primeira pergunta, a que deveria ter sido feita e virou manchete no mundo todo. Eu gostaria de entrevistar de forma exclusiva o próprio Dunga, como já fiz com o Muricy. Gostaria de tirar dele o porque de tanto rancor. Claro que isso é impossível.

Blog do Torva: E quem você não faz questão de entrevistar? Por quê?
Marcelo do Ó:
Comigo não tem isso não. Claro que tem jogadores que não são importantes, mas tudo depende de você. Até o Rodrigo Paiva (assessor de imprensa da CBF) eu já entrevistei aqui, então qualquer um serve (risos).

Blog do Torva: O que você mais aprendeu com essa cobertura da Copa?
Marcelo do Ó: Aprendi a observar as pessoas e, com o José Maria de Aquino, um monstro da crônica esportiva, aprendi a analisar melhor os comportamentos das pessoas. Aprendi a fazer jornalismo de verdade, ouvindo, vendo, escrevendo, apurando, uma experiência única.
Blog do Torva: O que mais te incomoda na seleção brasileira e na cobertura jornalística que acontecendo na África do Sul?
Marcelo do Ó: A falta de liberdade para conversar com algum jogador me incomodada muito. O Rodrigo Paiva, após cada coletiva, faz uma rodinha e começa a passar coisas dos bastidores. Mas isso a gente deve pegar com o jogador, tomar um café e tal... Não é isso que vai fazer um time perder uma Copa, mas o Dunga acha que não... enfim.
Blog do Torva: Mas, o relacionamento entre o Dunga e o Rodrigo Paiva é bom?
Marcelo do Ó: Profissionalmente, sim. Mas é nítido que o Rodrigo Paiva não concorda com algumas decisões do Dunga.

Blog do Torva: Nas coletivas de imprensa, você percebe que algumas perguntas não são feitas por medo?
Marcelo do Ó: Sim. Por subserviência. Tem gente que morre de medo do Rodrigo Paiva e alivia nas perguntas para pegar moral. A gente teve aqui um episódio de uma foto que o Terra fez, méritos para Renato Pazikas, repórter do Terra, que mostrava o Josué treinando entre os titulares. Isso causou uma grande confusão e o Dunga fechou o treino seguinte por causa disso. O Pazikas falou que não infringiu nenhuma regra e fora do local do treino, ele faz o que ele quiser. E ponto. O Rodrigo Paiva entendeu. Cada um faz o seu trabalho e ponto final.

Nenhum comentário: