quinta-feira, 17 de março de 2011

Valdir Joaquim de Moraes


Em 2008 fiz uma entrevista com o simpático, correto e gente boa, Valdir Joaquim de Moraes, consultor técnico do Palmeiras. Na época o técnico do Verdão era Vanderlei Luxemburgo. Para quem ainda não conhecia meu blog na época, “Vale a Pena Ver de Novo”.


             Blog do Torva: O senhor tem saudade de alguma coisa no futebol?
            Valdir Joaquim de Moraes: Estou no futebol ainda, logicamente quando se joga é uma coisa e agora é outra, mas honestamente eu não tenho saudade de nada, não parei com o futebol, estou nele desde 1947. Já tive momentos bons e os momentos ruins me serviram como lição. Hoje tento esquecê-los, o futebol continua me dando muitas alegrias.

              Blog do Torva: O senhor tem 76 anos e continua na ativa, isso não é comum nos dias de hoje.

            Valdir Joaquim de Moraes: O Zagallo tem a mesma idade que a minha, mas ele parou, é raro alguém da nossa idade ainda estar no futebol. Sempre trabalhei com o Vandelei Luxemburgo, temos uma grande amizade, eu sou um amigo que ele costuma conversar e falar coisas que não fala pra qualquer um. Foi um pedido do próprio Vanderlei pra eu vir trabalhar aqui no Palmeiras e eu fico muito agradecido com isso.

             Blog do Torva: O que você e o Vanderlei costumam conversar? Ele pede conselhos?

            Valdir Joaquim de Moraes: Conselho não, a gente conversa sobre futebol, conversa sobre a vida particular. O Wanderley já tem certa idade, sou mais velho, mas ele tem bastante experiência de vida e às vezes ele me dá conselhos.

             Blog do Torva: E com 76 anos, a família pede pro senhor ficar mais em casa?

            Valdir Joaquim de Moraes: Eles me apóiam em tudo, e preciso registrar algo aqui, se eu tenho alguma coisa na minha vida profissional eu agradeço a minha família, minha esposa, meus filhos, meus netos. Sou casado há 54 anos, e devo ter vivido uns trinta em casa, o resto passei viajando com o futebol, só posso agradecê-los. Quem criou meus filhos foi a minha esposa, vivi muito tempo longe e quando voltava pra casa eu só queria fazer festa e coisas errada com as crianças.

             Blog do Torva: O Palmeiras foi campeão Paulista, o senhor ainda se emociona com títulos?
Os ex-grandes goleiros Valdir Joaquim de Moraes e Félix

            Valdir Joaquim de Moraes: No dia que o Palmeiras foi campeão eu tive duas grandes emoções, pois meu Neto, Dani Moraes, foi campeão com o Internacional no campeonato gaúcho. Fico feliz em ver um menino se projetando, subindo na carreira, lembro do meu tempo de jogador. O futebol me emociona muito, embora não transpareça, mas eu me emociono quando ganho um título, já são 38 na carreira. Já ganhei campeonatos importantíssimos, mundiais de clubes, Libertadores da América, ganhar é sempre uma emoção.

            Blog do Torva: E na vida, o que emociona o Valdir Joaquim de Moraes?

            Valdir Joaquim de Moraes: Os fatos tristes me emocionam, a televisão ultimamente está mostrando muita coisa triste, mas é melhor se emocionar pelas coisas afetivas, amorosas, e isso eu tenho tido muito com meus amigos e família.

            Blog do Torva: O senhor é a favor de um pai incentivar o filho para ser jogador de futebol nos dias de hoje?

            Valdir Joaquim de Moraes: Como eu disse, meu neto é jogador de futebol, desde os 13 anos ele joga no Internacional de Porto Alegre, e conversamos muito. Se a criança quiser jogar futebol, tiver entusiasmo e disposição tem que deixar.

Nenhum comentário: