terça-feira, 19 de abril de 2011

Vida de Repórter

Adoro contar experiências jornalísticas para estudantes e até mesmo pessoas curiosas.

Enxergar o que ninguém enxerga, ouvir o que ninguém ouve. Um jornalista para se destacar precisa ter estas qualidades. Eu sou do tipo que converso com um, e ao mesmo tempo escuto outras conversas ao meu redor (sem ser xereto). Olho para um lado sabendo que do outro também tem algo importante para ser visto.

Hoje o treino do São Paulo foi fechado, quando a imprensa teve acesso, as atividades já tinham terminado. Mas, o repórter tem que estar sempre atento, flagrei o técnico Carpegiani falando em separado com Marlos e Ilsinho (Carpegiani não definiu os substitutos de Lucas e Fernandinho). Uma cena que nem mesmo os cinegrafistas registraram.

Jornalista também tem que prestar atenção nas entrevistas, algumas vezes o jogador fala uma coisa querendo dizer outra. É preciso ler nas entrelinhas. E em outras ocasiões, de uma resposta pode sair uma próxima pergunta.

O volante Casemiro muitas vezes fala sem pensar, e em outras ocasiões pensa muito antes de falar, e por isso as respostas não ficam naturais. Lembrando que alguns momentos de silêncio dizem muita coisa.

Casemiro é abusado, e por isso perguntei se ele era indispensável para o São Paulo. O jogador tentou dizer não, mas quase disse sim. Na verdade ele queria dizer que é f... e que o time não vive sem ele.

Casemiro Indispensável by user1675670

Quando o atleta não sabe o que responder, a resposta sai um pouco estranha.
Casemiro Adversário by user1675670

Dagoberto não é unanimidade dentro do São Paulo. Hoje, dia 19 de abril, o atacante completa quatros anos no Tricolor. Perguntei se ele já tinha conquistado todos dentro do clube, e a resposta foi esta:

Dagoberto Conquista by user1675670

Lendo nas entrelinhas... Que se dane o que acham de mim. Toda brincadeira tem seu fundo de verdade.

Dagoberto sempre tem respostas interessantes. Esta foi uma:
Dagoberto Pensando by user1675670

Assim é a vida de jornalista (repórter), simplesmente emocionante.

Nenhum comentário: